Já há algum tempo, o RH tradicional passou de um departamento que apenas cuidava dos trâmites burocráticos no que dizia respeito à relação da empresa com seus colaboradores para se transformar em uma área que também se senta à mesa de decisões estratégicas, pois detém a ciência da gestão de pessoas. Essa revolução se deu porque as empresas finalmente despertaram para o potencial de seus colaboradores irem muito além da execução rotineira de suas funções, passando a contribuir para o crescimento do negócio de uma forma mais proativa. Nesse sentido, a comunicação interna assumiu um status de protagonismo, por ter o poder não só de criar como também de reforçar vínculos e engajar em torno de uma causa única. Pois é aí que surge a intranet e é por sua definição que vamos começar a mostrar como essa ferramenta pode ajudar no crescimento do seu negócio. Então acompanhe:
O QUE É, AFINAL, UMA INTRANET?
Antes do surgimento das redes de computadores, o gerenciamento das informações era feito por meio de papéis ou da manipulação e do transporte manual de dados — através de disquetes, por exemplo. Com o advento da tecnologia digital, surge a intranet no contexto da comunicação interna. A intranet é, em linhas gerais, uma rede conectada à internet, mas direcionada exclusivamente a uma determinada comunidade — no caso das empresas, aos colaboradores. Ela é um meio de conexão das pessoas que fazem parte do dia a dia corporativo, viabilizando o compartilhamento de informações, o diálogo e a disseminação do conhecimento de uma forma rápida e segura. Lembrando que somente pessoas autorizadas têm acesso a ela, ok?
COMO A INTRANET PODE AJUDAR?
Depois de entendermos direitinho o que é uma intranet, vamos agora a alguns benefícios que ela pode trazer para a estratégia de crescimento de praticamente qualquer empresa:
INFORMA COM RAPIDEZ E UNIFICA O DISCURSO
Você por acaso se lembra da história da Torre de Babel? Tudo ia muito bem até que cada um começou a falar uma língua diferente. Pois no ambiente corporativo a dinâmica pode ser vista como mais ou menos a mesma. Assim, como com uma boa intranet as informações chegam aos colaboradores mais padronizadas e o discurso é unificado, todos têm acesso a exatamente o mesmo conteúdo, ficando a par das decisões e do que mais a alta hierarquia queira repassar.
REDUZ CUSTOS DE TEMPO E COM PAPÉIS
Em vez de imprimir inúmeros comunicados ou documentos para deixar ao alcance das pessoas em um mural, por exemplo, com a intranet basta subir os arquivos e redigir um texto atraente. Além de esse processo ser muito mais rápido, por meio dele também é possível monitorar os acessos e perceber as reações nos comentários, tornando as interações muito mais dinâmicas e facilitando a dispersão de possíveis dúvidas.
ENCURTA O CAMINHO E MELHORA A SEGURANÇA
Imagine um profissional que utilize três ou quatro sistemas diariamente, sendo que para cada sistema ele tem uma chave de acesso diferente. Nada otimizado, não concorda? Pois com a intranet, em vez de anotar todas as senhas em sua agenda para não correr o risco de esquecê-las — o que pode ser bastante inseguro —, esse colaborador pode fazer um único login e, a partir dele, entrar nos outros sistemas. Isso dá tanto ao funcionário quanto à empresa muito mais agilidade e segurança, além de diminuir a quantidade de chaves de acesso para a equipe de TI monitorar. É um efeito cascata que culmina no ganho de tempo e de produtividade de todos os envolvidos!
MELHORA A COLABORAÇÃO ENTRE SETORES E FILIAIS
A intranet é um hub centralizador por meio do qual as pessoas podem dialogar, trocar ideias, aprender e ensinar. Assim, uma boa solução de intranet, traz um senso de equipe mais apurado, permitindo que as pessoas colaborem mais entre si. Na ferramenta é possível criar fóruns de discussão, lançar desafios e estimular a interatividade das equipes, fazendo com que departamentos e filiais distantes passem a ter um meio de comunicação e colaboração ao alcance dos olhos da empresa.
OFERECE UMA VISÃO PANORÂMICA DAS ATIVIDADES
Ao integrar o ponto eletrônico da empresa com a intranet, os gestores podem monitorar em tempo real entradas e saídas, verificando quais profissionais estão disponíveis para assumir novas atividades. Com esse recurso também é possível criar agendamentos de atividades, grupos de trabalho e não só dar como receber feedbacks com rapidez, diminuindo a quantidade de reuniões pessoais e consequentemente evitando deslocamentos e custos com viagens e hospedagens, por exemplo.
Convencido de que a intranet pode ajudar no crescimento da sua empresa? Ficou ainda com alguma dúvida? Deixe seu comentário e divida suas impressões conosco!