Por mais que intranet e internet sejam termos parecidos, na prática não só seus significados são bem diferentes como as ferramentas em si servem a utilidades completamente distintas. Assim, definindo resumidamente, enquanto a internet é sinônimo de conectividade e acesso a conteúdo praticamente ilimitado, a intranet serve às empresas de maneira a criar um ambiente seguro de compartilhamento de arquivos. É isso mesmo! A intranet tem hoje aplicações voltadas especificamente para uso em empresas e organizações, podendo ser essa a solução de que seu negócio tanto precisa! Quer saber mais? Então descubra já o que é intranet e como ela pode ajudar seu negócio:
O QUE É INTRANET?
Há não muito tempo, nos primórdios do surgimento da internet, eram poucos os computadores conectados a pequenas redes locais. Aos poucos, essas redes foram se unindo até formarem o que hoje conhecemos como internet. Mas, na época, esses recursos eram fechados e serviam apenas aos propósitos internos das instituições. E esse é, basicamente, o conceito de intranet, que hoje tem contornos voltados para empresas e organizações que precisam criar um ambiente controlado a fim de facilitar a comunicação e o compartilhamento de arquivos.
Nesse contexto, a intranet pode ser resumida a uma rede empresarial a que só têm acesso os computadores previamente conectados a ela. Convenientemente, podem — e geralmente são — conectadas redes externas à internet, com o intuito de possibilitar a troca de arquivos e a comunicação com pessoas fora da rede. Vale destacar que essa conectividade externa é possível uma vez que intranets usam o mesmo protocolo de comunicação da internet, o TCP-IP.
QUAL SUA UTILIDADE?
Nos dias de hoje, informação realmente vale ouro. Por isso, é mais que natural que as empresas busquem garantir a segurança de seus dados internos. A solução, nesse caso, é optar por uma rede privada, com acesso restrito e controle de usuários. Aprenda mais sobre os diferentes usos dessa ferramenta:
UMA ESPÉCIE DE INTERNET INTERNA
Portais de intranet funcionam como qualquer site na internet, exceto pelo fato de só serem acessíveis a partir da rede privada. Por meio desses portais é possível oferecer conteúdo atualizado de forma dinâmica, incluindo no pacote até blogs e páginas de notícias, redes sociais corporativas e ferramentas de trabalho colaborativo que agilizam processos e permitem que se tenha total controle sobre tudo o que é feito nesse ambiente.
MAIS SEGURANÇA E PRIVACIDADE
Sistemas de atendimento e acompanhamento de chamados em uma intranet se tornam poderosas plataformas de produtividade para empresas. Em grandes companhias, o uso da intranet privilegia a segurança e a privacidade das informações, indispensáveis principalmente em negócios que possuem canais de ouvidoria e auditoria interna.
POSSIBILIDADE DE ACESSO REMOTO
Mesmo tendo sua intranet, é possível trabalhar de fora dessa rede, desde que ela esteja conectada à internet. O acesso pode ser feito por meio de VPN, uma rede privada virtual, com criptografia para garantir a segurança dos dados. O acesso remoto facilita o dia a dia, aumenta a produtividade e ainda garante segurança!
E OS BENEFÍCIOS PARA EMPRESAS?
As empresas que adotam a intranet em sua estrutura obtêm uma série de ganhos, como:
- Melhor comunicação entre os colaboradores;
- Mais segurança para os arquivos e para a comunicação interna;
- Trabalho colaborativo favorecido;
- Administração e gestão centralizadas;
- Controle de acesso de usuários e arquivos;
- Possibilidade de conexão com a internet e outras redes externas;
- Facilitação na pesquisa de arquivos;
- Redução do uso de papel e custos com comunicação interna.
E olha que listamos aqui apenas os benefícios mais evidentes, viu? A verdade é que a adoção de uma intranet pode multiplicar a produtividade dos seus funcionários, otimizando processos e auxiliando a gestão de inúmeras formas. Já imaginou, por exemplo, criar uma rede de uso exclusivo dos alunos em seu cursinho preparatório?
Entendeu direitinho o que é intranet, como ela funciona e como pode ajudar seu negócio a decolar? Pois se ainda ficou qualquer dúvida, comente aqui e divida seus questionamentos conosco!