Foi exatamente durante um período de crise econômica do país que o publicitário Nizan Guanaes soltou a frase que eventualmente viria a ser a mais conhecida de sua carreira. Disse ele: “enquanto alguns choram, eu vendo lenços”. Adotada por vários empresários e até gurus do marketing, esse pensamento de Nizan poucas vezes se fez tão necessário quanto agora, principalmente para quem trabalha com o mercado digital. Com o dólar batendo recordes e diversas incertezas rondando o país, o que não falta é quem se pergunte se vale mesmo a pena investir em software atualmente.
E para mostrar que sim, ainda vale muito a pena apostar as fichas no desenvolvimento de programas, daremos por aqui 3 grandes motivos para que nem você nem seus clientes deixem de investir nesse promissor setor do mercado — que, diga-se de passagem, só cresce! Então confira e tire suas próprias conclusões:
ADEQUAÇÃO
Quem ainda não começou a investir na produção de aplicativos para smartphones pode estar perdendo não só tempo como dinheiro! Segundo uma pesquisa realizada pela CONECTA, a plataforma digital do IBOPE, 58% dos brasileiros já usam os celulares e tablets para se conectar à web hoje em dia, deixando para os computadores pessoais uma fatia menor do uso — os 42% restantes.
E com tanta gente assim dando preferência aos smartphones, apostar em criação de soluções para esse público não é mais uma questão apenas de escolha, pode ser até uma questão de sobrevivência para muitas empresas — principalmente aquelas que dependem do ambiente on-line.
ECONOMIA
Grandes e médias empresas podem economizar bastante ao adotar sistemas de Enterprise Resource Planning(ERP) para integrar departamentos e cruzar informações importantes. Com tudo isso sendo feito de forma automatizada, por um software, fica mais fácil saber onde é possível economizar de maneira inteligente dentro do seu negócio, além de ser também uma boa maneira de melhorar o acompanhamento do seu fluxo de caixa, ação primordial para não perder o controle sobre as finanças corporativas.
DIANTEIRA
Muitos jovens hoje estão passando pelo primeiro momento de crise econômica de suas vidas, principalmente aqueles com menos de 20 anos. No entanto, quem já está na estrada há mais tempo sabe que tanto o Brasil como outros diversos países já passaram por momentos até mesmo piores do que esse, que no final das contas acabam sendo cíclicos e passageiros.
De olho nisso, quem continua investindo para se manter presente na mente do público durante a crise acaba saindo na frente após o término desse processo. Vale lembrar, como exemplo, que o primeiro iPod, lançado em 2001, foi colocado no mercado pouco tempo depois dos atentados do 11 de setembro, em uma época em que os Estados Unidos passavam por graves problemas e a população segurava suas economias ao máximo. É preciso dizer que esse contexto não fez com que o produto da Apple deixasse de se tornar um grande sucesso?
Viu só como investir em software em tempos de crise não é, de forma alguma, uma má ideia? Muito pelo contrário! Sem deixar o setor de TI de lado, além de otimizar os ganhos da sua empresa, você também pode encontrar maneiras de fazer com que ela cresça e talvez consiga até vender alguns lenços para quem só fica chorando por aí!
E então, gostou do nosso post? Quer saber mais sobre como a área de tecnologia pode ajudar no crescimento da sua empresa? Então deixe sua dúvida aqui na caixa de comentários e fique de olho nos demais artigos do nosso blog!