Rua Francisco Ferrer, 464 - 4º Andar

Porto Alegre/RS

Contato(Whatsapp)

(51) 98310-8343
(51) 3061-2550

Segunda - Sexta

09:00 - 18:00
Entenda a importância do briefing para o desenvolvimento de site

Entenda a importância do briefing para o desenvolvimento de site

Criar um site de sucesso tem muito a ver com planejamento. Para conseguir desenvolver uma página que realmente cumpre o seu objetivo, é preciso, antes de tudo, que a equipe consiga capturar o máximo de informações sobre o produto ou sobre o projeto que conseguirem.

Então, no processo de desenvolvimento de site, quando devemos nos preocupar com a feitura de um briefing? Logo no primeiro contato com o cliente, já é possível começar a traçar um briefing preliminar, para que um orçamento possa ser desenvolvido.

Antes de começar um projeto, você vai ter de entender um pouco melhor sobre o negócio do seu cliente e conduzir uma pesquisa a respeito de suas expectativas.

Toda essa pesquisa é eventualmente reunida em um documento que vai ajudar a equipe de desenvolvimento na hora de entender todos os aspectos do seu projeto. Esse documento é chamado de briefing.

PRODUZA UM BRIEFING COMPLETO E OBJETIVO

Um bom briefing tem uma ampla gama de informações a serem exploradas por quem vai trabalhar no projeto. Nesse caso, é melhor pecar pelo excesso. Além disso, clareza é fundamental para conseguir que toda a equipe consiga tirar daquele documento as informações necessárias, sem que haja ruídos na comunicação.

Tente manter as perguntas e as respostas do briefing curtas sempre que possível, para que elas sejam objetivas. Mesmo assim, permita que seu cliente inclua informações que você não solicitou mas que podem ser importantes para o projeto.

FOQUE NOS DETALHES

Às vezes, uma coisa ou outra podem escapar e devemos contar com o fato de que ele conhece o próprio negócio como ninguém. Para criar um bom briefing, é preciso se ater a detalhes porque são eles que farão a diferença entre um projeto incrível e uma solução comum.

Na hora de montar o documento, tenha em mente que o essencial é fazer as perguntas certas. Entender as necessidades de comunicação do seu cliente e o que ele espera de um novo website para, então, poder compreender para quem ele fala e vende.

FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS

A eficiência do seu projeto depende diretamente da qualidade do briefing. Na hora de conhecer um projeto e entender suas necessidades, não economize nas questões quando estiver frente a frente com o cliente.

Seu briefing deve levar em consideração não apenas as necessidades imediatas de comunicação, mas também os objetivos em longo prazo deste cliente.

Qual o objetivo principal do site: aumentar o número de vendas? Tornar a marca mais conhecida? Gerar familiaridade com o produto? O briefing precisa investigar as expectativas do cliente para conseguir definir como chegar lá.

PERGUNTE-SE: PARA QUEM É O PROJETO?

É também na fase de briefing que você identificará o público-alvo do site que está sendo desenvolvido. Quem busca o tipo de informação que eu ofereço? Como essas pessoas consomem e quais são suas marcas favoritas? Traçar um bom panorama da futura audiência do seu site é fundamental para o sucesso do seu projeto.

Conseguir tirar essa informação de seu cliente pode ser desafiador, mas, com experiência, você vai conseguir, eventualmente, conduzir suas próprias pesquisas e complementar as informações fornecidas por eles.

DEFINA COMO SUA MARCA QUER SER VISTA

Entender o que a marca do seu cliente pretende com o novo site é crucial na hora de acertar em seu projeto! Como sua marca quer ser vista online? É isso que você precisa descobrir e incluir em detalhes no briefing, para que ao longo do desenvolvimento não haja nenhuma dúvida.

Aqui, é hora de separar em palavras-chave os valores principais da marca e como eles serão convertidos em informação (visual ou textual) no novo site.

Quanto mais detalhado for o briefing do seu projeto, melhor! Isso vai garantir que seu desenvolvimento de site acontecerá da melhor maneira possível. O briefing deve ser um documento em que você encontre as respostas para as questões que naturalmente surgem no desenvolvimento do projeto.

E você, já fez um briefing? Conte para gente nos comentários o que não dá pra esquecer nessa hora!

Atendimento via WhatsApp