As taxas de conversão são utilizadas para entender se as ações de marketing aplicadas em um site estão trabalhando de maneira eficaz. Essas conversões são realizadas quando um website atinge a sua real função: seja a venda de um produto ou transformar uma visita à página em um clique em banners de publicidade.
As análises ajudam a avaliar o trabalho de marketing como um todo, pois mudanças podem ser executadas para que o plano fique mais eficaz. O objetivo é sempre conseguir o máximo de taxa de retorno, não é mesmo?
Portanto, no post de hoje veremos se existe uma taxa de conversão ideal para o seu site. Confira!
TAXA DE CONVERSÃO POR TRÁFEGO DIRETO
Não estamos falando de pessoas que vão até o Google buscar informações sobre algo — falamos de indivíduos que digitam a sua URL diretamente na barra de endereço do browser. Essas são pessoas que de fato conhecem o seu site e, logo, possuem grandes chances de fechar uma conversão.
TAXA DE CONVERSÃO POR VISITAS ORGÂNICAS
Ela pode ser entendida como uma forma natural com que as pessoas vão até a sua página, sem a necessidade de publicidade online ou digitar a sua URL no browser. Pense em como alguém escreve o termo “Iphone 6S” no Google e algumas lojas aparecem como resultado.
Para que esse tipo de trabalho seja feito com plenitude, é fundamental que todo o site seja estruturado no entorno de SEO — otimização para mecanismos de busca. Por isso, não hesite em contratar um profissional de SEO para potencializar essa taxa de conversão.
TAXA DE CONVERSÃO POR ANÚNCIOS
Nessa modalidade o número de conversões é diretamente ligado ao dinheiro investido. Se o gasto for de R$ 1mil por mês, por exemplo, o número de cliques será referente a esse valor. A história melhora se o investimento aumentar para R$ 3mil.
Além disso, existem várias empresas que trabalham com anúncios web, portanto, é fundamental analisar a taxa de conversão — não apenas uma — até visualizar, em números, qual a mais eficiente para o seu negócio.
AUMENTANDO AS TAXAS DE CONVERSÃO
Para que as visitas se transformem cada vez mais em resultados, é importante analisar bem as métricas do seu site. Métricas são sistemas de mensuração que demonstram uma tendência, encontrados em serviços como Google Analytics e outros. No nosso caso, precisamos saber de onde estão chegando esses visitantes e o que estão procurando.
Teremos informações como: a origem do tráfego, quais páginas do site — produtos — possuem mais visitas, qual campanha traz mais visitantes, o que está atrapalhando as pessoas a efetuar a compra — pode ser até um problema de informação do site, por exemplo.
Além disso, não se esqueça de que o usuário precisa estar confortável em seu website. Lembre-se de que ele precisa se sentir apreciado, seguro e totalmente no controle. Essas são as três regras do desejo na web, segundo o autor Tim Ash.
OBTENDO SUCESSO NA TAXA DE CONVERSÃO
Todo esse trabalho de criar uma página agradável, somado com análises de conversão e estudo de métricas pode realizar maravilhas para o desempenho de um website. Em uma analogia simples, é como ter a visão total do seu redor após passar algum tempo vendado. O cenário está todo ali, bastando apenas trabalhar para que as metas sejam alcançadas.
Portanto, sobre a pergunta inicial, cada caso é um caso. Grandes players do mercado de e-commerce possuem uma taxa que varia entre 3-4%. Atualmente, qual é a sua?
Você usa alguma análise de taxa de conversão no seu website? Percebeu as vantagens no uso de métricas? Deixe um comentário!