Se você já entendeu que precisa de um sistema de gestão integrado na sua empresa, também já deve ter percebido que o ERP é uma alternativa personalizável e capaz de conferir os resultados desejados. O que muito empreendedor acaba esbarrando como obstáculo, após essa decisão, é em compreender como escolher um ERP adaptável às características do seu negócio.
E é aí que podemos ajudar por meio deste post!
Nos tópicos abaixo, vamos apresentar os aspectos a serem considerados ao avaliar as opções de tecnologia disponíveis no mercado. Assim, você vai escolher um ERP que seja perfeito para o desenvolvimento da sua marca. Confira!
Avalie quais Áreas Devem ser Integradas com o ERP
Quais são as necessidades da sua empresa? Quais processos você acredita que podem ser automatizados e monitorados por meio de um ERP? Essas respostas, quanto mais claras, são fortes aliadas da sua tomada de decisão.
Identifique Quantos Profissionais estão Envolvidos com a Solução
A quantidade de pessoas com acesso ao sistema também vai influenciar a sua decisão para escolher um ERP. Afinal, o número de pessoas acessando, editando e compartilhando informações em tempo real, influencia na capacidade do software em gerenciar tanta informação simultaneamente.
Conheça o Tempo de Implementação do Sistema
Quanto mais rápido e eficiente, o processo de implementação, melhor. Certo? Isso permite que o seu trabalho não seja interrompido, durante a transição, e que tudo transcorra sem imprevistos.
Portanto, ao escolher um ERP, entenda como funciona a implementação e também a adaptação da sua equipe ao usar o novo sistema.
Entenda mais Sobre a Escalabilidade ao Escolher um ERP
Um ERP com boa escalabilidade vai crescer e se desenvolver junto com as novas necessidades e características do seu empreendimento. Assim, cada novo fator que se apresentar pode ser acrescentado, modificado ou excluído dos recursos do seu sistema de gestão.
Do contrário, um ERP engessado e sem escalabilidade deverá ser substituído assim que uma nova característica se apresentar e necessitar de apoio dessa ferramenta tecnológica.
Teste as Funcionalidades do Produto
Por fim, ao escolher um ERP, teste-o. E saiba, antecipadamente, quais funcionalidades você está à procura e quais a solução tem a oferecer.
Afinal de contas, essa tecnologia tem que se adaptar a você, e não o contrário. Um período de testes para se familiarizar com o produto pode ser de grande valia para que a sua decisão seja a mais acertada possível.
Isso envolve, inclusive, uma dica complementar para você escolher um ERP ideal para o seu negócio: encontre empresas que sejam, verdadeiramente, parceiras da sua empresa.
Dessa maneira, você tem um aliado para te acompanhar desde a compreensão dos diferenciais de um bom ERP à implementação e eventuais personalizações no produto.
Para saber como dar um primeiro passo importante rumo à sua decisão para escolher um ERP confiável, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!