Uma boa gestão, hoje em dia, pode ser fortalecida com investimentos acessíveis e capazes de transformar a sua rotina. É o caso, por exemplo, do apoio multidisciplinar de um ERP SaaS.
E, embora esteja mais e mais popular entre empresas de pequeno, médio e grande porte, a solução ainda vem carregada de dúvidas.
Para isso, fizemos este post!
Vamos explorar o conceito que promete mais acessibilidade ao ERP e, também, oferece múltiplas oportunidades de desenvolvimento para o seu negócio. Veja, aqui, tudo o que você precisa saber sobre o ERP SaaS!
O que é SaaS?
Sigla para Software as a Service — ou, traduzindo: Programa como um Serviço —, SaaS é um modelo de negócios potencializado pela computação em nuvem. Com essa tecnologia, fica possível desenvolver softwares inteiramente digitais.
Para tanto, os clientes só precisam de uma licença para utilizar o produto e adaptá-lo conforme as suas necessidades e características da sua empresa. Não é preciso, portanto, ter um produto ou adquirir servidores físicos para manter os dados dessa solução seguros e armazenados.
Isso tudo fica por conta da empresa, em servidores na nuvem.
Qual é a diferença entre ERP e ERP SaaS?
O ERP é um software de gestão.
O ERP SaaS também é um software de gestão.
E ambos são softwares usados para aumentar o controle, a eficiência e a organização operacional de empresas.
A diferença é que o sistema ERP SaaS agrega em flexibilidade e mobilidade às empresas. Por precisar apenas de uma licença para funcionar, sua solução pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora.
Isso faz com que as empresas possam ser descentralizadas de um espaço físico. Sua atuação ganha em amplitude e em facilidade de implantação.
Diferentemente do ERP, portanto, o ERP SaaS abre mão da contratação de grandes equipes para manter a ferramenta em funcionamento.
Como o ERP SaaS agrega às empresas?
Um ponto relevante é a capacidade de multiprocesso já inerente a um ERP. Por exemplo: é possível contratar apenas os módulos necessários para o funcionamento da sua empresa. Isso viabiliza uma oportunidade de personalização do produto.
Seu investimento, portanto, se torna mais certeiro e acessível de acordo com as características da sua empresa.
O acesso controlado é outro ponto-chave do ERP Saas que, como já mencionado, permite a utilização do software de qualquer lugar. Basta que as pessoas tenham o login e senha para isso.
E é inegável que a facilidade de implementação é um grande destaque desse tipo de solução. Não há a necessidade de servidores, equipes especializadas no produto dentro da sua empresa e, tampouco, treinamento para instalar o ERP SaaS.
Isso também configura redução de custos. E você, com resultados mais promissores acumulados por meio dos recursos naturais do ERP, consegue direcionar essa economia de maneira estratégica para o desenvolvimento contínuo da sua empresa.
Veja também: 5 vantagens do ERP SaaS!
Como o ERP SaaS é cobrado?
Normalmente, por meio de um pagamento de acordo com o que há e mais conveniente para cada empresa.
Pode ser, por exemplo, via boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta corrente. O mesmo já é aplicado, normalmente, com as soluções de streaming. O processo é bem similar.
É claro que, se você tiver mais dúvidas sobre o assunto, você pode esclarecê-las conosco! E de maneira personalizada, de acordo com as características da sua empresa. Para isso, entre em contato conosco, nossos especialistas vão atender você prontamente!