Outsourcing pode ser definido como “o uso estratégico de recursos externos para realizar atividades tradicionalmente manipuladas por pessoal interno”. Também conhecido como terceirização, outsourcing é, portanto, uma estratégia pela qual uma organização contrata prestadores de serviços especializados e eficientes, que se tornam parceiros de negócios.
POR QUE AS EMPRESAS FAZEM OUTSOURCING?
Aqui estão algumas razões comuns:
- Reduzir os custos operacionais e de controle;
- Melhorar o foco empresa;
- Ganho de recursos de classe mundial;
- Funções demoradas para gerenciar ou fora de controle;
- Recursos insuficientes estão disponíveis internamente;
- Compartilhar riscos com uma empresa parceira.
OUTSOURCING DE SOFTWARE
O outsourcing de software vem ganhando a atenção das empresas no Brasil. Elas passam a se concentrar totalmente no core business e contratam serviços tidos como periféricos, ou seja, aqueles que são complementares para a operação corporativa.
A seguir, veja 10 razões pelas quais o outsourcing de software é um bom negócio:
1 – REDUÇÃO DE CUSTOS
Terceirização faz sentido para cortar custos, reduzindo a carga de trabalho sobre o empregado. Como o fornecedor dispõe de profissionais qualificados, a empresa contratante não tem a preocupação de buscar especialistas no mercado e ter de negociar salários com eles, por exemplo.
2 – POUPANÇA DE TEMPO
Desenvolvimento de software leva menos tempo quando as pessoas estão trabalhando em suas aplicações full time. O fornecedor dedica todo o tempo na realização do desenvolvimento, ele não tem intervenções pontuais do negocio — como a equipe interna de TI teria — e também sabe que a agilidade é um diferencial competitivo, afinal, quer reter o cliente.
3 – FALTA DE EXPERIÊNCIA EM CASA
Quando os recursos internos não são suficientes para globalizar o negócio da empresa, outsourcing de desenvolvimento de software vai trazer novas dimensões para gerir um negócio de uma maneira mais ampla.
4 – FLEXIBILIDADE
Quando você terceiriza, você não tem que gastar tempo de recrutamento, contratação, treinamento e funcionários para projetos de curto prazo.
5- PROFISSIONAIS DE TI SEMPRE TALENTOSOS
Com outsourcing, você vai ter acesso imediato a alguns dos melhores e mais brilhantes profissionais de tecnologia da informação. Fazendo a contratação direta você dispenderia muito dinheiro com a folha de pagamentos.
6 – MELHORIAS CONTÍNUAS
Outsourcing de desenvolvimento de software cria um sistema de conformidade automatizado que reduz erros e melhora os processos de negócios.
7 – MAIOR PRECISÃO
Desenvolvimento offshore vai melhorar a precisão do trabalho em termos de prazos estabelecidos em um projeto. O fornecedor de outsourcing vai trabalhar duro para entregar resultados precisos em menos tempo.
8 – ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA
A tecnologia está evoluindo em diferentes países do mundo. As empresas que mais prosperam são as que estão em constante atualização tecnológica. Estar sempre atualizado é mais fácil com um serviço de outosourcing de software.
10 – MITIGAÇÃO DE RISCOS
Você pode reduzir os riscos ao escolher uma empresa de outsourcing que tem um sistema de gerenciamento de projetos de alta qualidade e um bom processo de desenvolvimento de aplicações.
Para finalizar, além de todas estas vantagens, é preciso entender que o investimento em um projeto de outsourcing pode ser alto inicialmente, porém no decorrer do projeto haverá redução de custos — o que compensa muito.
Outsourcing de software provou ser muito eficaz para muitas empresas em todo o mundo. Ele ajuda a reduzir os custos internos, permitindo que as empresas se concentrem em suas competências essenciais. Em um mundo em rápida evolução tecnológica, é improvável que uma empresa seja capaz de projetar todo um espectro de software técnico. Por isso, é sábio terceirizar algumas das funções, mantendo intactos os seus processos de negócio.
Então, você está preparado para conversar sobre outsourcing de software? Faça contato conosco ou deixe um comentario abaixo!