Lá na década de 60, quando o Capitão Kirk, da série Star Trek, precisava se comunicar com sua tripulação, a melhor maneira para se fazer isso era através de um comunicador super tecnológico que anos mais tarde serviria de inspiração para um dos primeiros modelos de celulares com tela dobrável.
Hoje, 50 anos depois, os smartphones já são tão presentes no dia a dia quanto as TVs ou as geladeiras e não fazem mais parte apenas da mente dos fãs da ficção-científica. No entanto, mesmo com toda essa tecnologia dando cada vez mais as caras por aí, muitas empresas ainda não entenderam a necessidade de se ter um site com interface mobile. Um bom número delas continua acreditando no poder dos computadores pessoais e esquecem até mesmo que um bom site responsivo pode até ajudar o seu posicionamento no Google.
No entanto, se esse for o seu caso, não se preocupe, porque iremos contar para você através desse post alguns desses principais motivos que fazem da interface mobile algo mais do que necessário nesses tempos de conexões 4G. Confira!
OS SMARTPHONES ESTÃO ULTRAPASSANDO OS COMPUTADORES PESSOAIS
De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, mais da metade dos aparelhos conectadas à web no Brasil hoje em dia são smartphones ou tablets – um número que totaliza mais de 150 milhões de aparelhos com tecnologia móvel.
E como essa não é uma tendência apenas brasileira, é claro que o Google já observou tudo isso e realizou algumas mudanças em sua ferramenta de pesquisa.
O GOOGLE AMA A INTERFACE MOBILE
Realizada em abril de 2015, a última grande alteração no algoritmo do Google gerou uma grade mudança nas páginas de resultados de sua busca – e também no design de muitos sites.
Favorecendo nas pesquisas mobile aquelas páginas que fosse mobile-friendly (amigáveis para dispositivos móveis), essa mexida da empresa fez com que grandes marcas como Nintendo e Danone perdessem um pouco de sua relevância on-line por não estarem preparadas para apresentar seus conteúdos corretamente em smartphones e tablets.
Naquela mesma época o Google ainda lançou uma ferramenta digital onde qualquer dono responsável por um site poderia conferir se o seu endereço estava ou não preparado para essa nova alteração no mecanismo de buscas. Algo que também faz muito bem para quem não deseja gastar uma boa parte do plano de dados apenas com um site.
O SEU PLANO DE DADOS TAMBÉM AMA A INTERFACE MOBILE
Um dos pontos principais para quem deseja investir em uma interface mobile para o seu site é trabalhar o código dele para que as imagens e até o próprio esqueleto da página carregue de forma mais rápida e leve em qualquer tipo de aparelho já prevendo que nem todos os usuários de internet móvel tem um plano de dados ilimitado para gastar por ali.
Esse cuidado com o gasto de banda com sites muito pesados tem feito também surgir um aumento no uso de ferramentas de adBlock, programas criados para bloquear qualquer tipo de banner em busca de reduzir o gasto com a internet mobile. Algo que mostra a importância de se ter uma página leve e funcional em qualquer dispositivo.
No final das contas, com mais pessoas acessando a web através de smartphones e tablets, o número de compras realizadas através desses meios também tende a aumentar, assim como as pesquisas atrás de preços de produtos até mesmo dentro das lojas. Por isso que uma interface mobile é mais do que apenas uma moda passageira, é algo que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma página – e que ainda pode ajudar a sua empresa a crescer. E isso não é nenhum drama nem ficção-científica, é realidade.
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