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Sua equipe está preparada para os desafios do mercado?

Sua equipe está preparada para os desafios do mercado?

O dinamismo da transformação digital demanda formas constantes de aprendizagem para nos alinharmos às necessidades do mercado. É essencial que as empresas estejam sempre atentas às mudanças e buscando novas oportunidades de negócios. 

Essa capacidade de aprendizado rápido é cada vez mais requisitada pelo mercado e, para continuar competitivas, precisam estar sempre à frente das tendências.

Também é importante lembrar que a inovação não pode ser restrita apenas ao ambiente de trabalho: é preciso estar aberto a novas ideias. Isso nos torna mais flexíveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Por isso, a pergunta: sua equipe está preparada para os desafios do mercado?

Bom exemplo disso pode ser percebido durante as fases mais agudas da pandemia do novo coronavírus: o home office se estabeleceu, exigindo que muitos profissionais e gestores aprendessem na prática uma série de habilidades até então pouco (ou nem um pouco) exigidas.

Daí, a importância deste post. Aprender quais são os desafios do mercado garante mais qualificações para os seus colaboradores e permite mobilidade e flexibilidade para se adaptar constantemente. Entenda melhor, a seguir!

Por que habilidades profissionais estão entre os desafios do mercado?

Pense, por exemplo, no atendimento ao cliente. Hoje em dia, as técnicas, abordagens e formas de se relacionar com o consumidor mudaram completamente. 

Muito disso, é verdade, por causa das novas tecnologias e os hábitos de consumo advindos delas.

Mas é apenas um exemplo do quanto a sua empresa e os seus colaboradores devem estar em constante desenvolvimento e transformação. Assim, seu público-alvo adquire identificação, familiaridade e apreço pela sua marca, garantindo também sua devida fidelização.

Acontece que a sociedade, em geral, tem se transformado continuamente. E em ritmo acelerado.

Até por isso, torna-se um grande desafio do mercado: o que buscar, em seus profissionais, e como auxiliar nessa capacitação? Veremos adiante!

Quais habilidades devem ser desenvolvidas?

É inegável que existem certas competências e habilidades que se destacam — seja em trabalho presencial ou home office. Confira quais são, a seguir:

  • comunicação. Algo fundamental para o trabalho em equipe e também para lidar com clientes;
  • adaptabilidade é importante, hoje em dia, pois destaca qualidades igualmente importantes, que são a flexibilidade e a resiliência;
  • inteligência emocional para equilibrar as questões pessoais e profissionais e lidar com uma rotina balanceada entre ambos os aspectos no dia a dia;
  • gestão do tempo para usar a jornada de trabalho de maneira assertiva e alinhada com as possibilidades que soluções tecnológicas têm a oferecer;
  • curiosidade e criatividade, que são fundamentais para inovar, buscar alternativas e adaptação por meio de novas tecnologias e ferramentas, como uma solução de ERP;
  • liderança para ter mais capacidade analítica, boas relações e iniciativa para enfrentar desafios.

Essas habilidades podem fazer toda a diferença para uma empresa, independentemente do seu setor ou porte.

Como desenvolver essas habilidades?

Pode ser um desafio de mercado e tanto, mas é também uma oportunidade para a sua gestão profissional capacitar seus colaboradores de maneira gradual. Algo que se traduz em mais motivação, produtividade e resultados, para a empresa.

Ao passo que também qualifica o perfil dos seus profissionais — pessoal e profissionalmente.

Treinamentos corporativos são boas soluções para isso. O mesmo vale para treinamentos on-line, cursos (gratuitos ou pagos) ou mesmo palestras e workshops. 

Esses eventos podem oferecer orientações sobre como lidar com diversas situações no ambiente de trabalho, melhorar a produtividade e aumentar a satisfação no emprego. 

Além disso, participar de um treinamento pode ser uma ótima oportunidade para networking e conhecer pessoas que possam se tornar importantes parceiros profissionais.

Vale, inclusive, participar de eventos do seu setor de atuação, que é algo fundamental para agregar mais familiaridade entre os seus colaboradores e as novidades do seu mercado, especificamente.

E quer saber como podemos ajudar a enfrentar esses desafios do mercado? Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como a nossa solução pode ser alinhada às necessidades de habilidade e competências exigidas, atualmente!

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