Sabe aqueles momentos célebres em que várias coisas importantes acontecem ao mesmo tempo? Houve um em 2007, com o lançamento do primeiro iPhone. Em seguida, vieram os aplicativos para smartphones e conhecemos as vantagens de um celular sem teclado. A antiga home page cedeu lugar ao website reponsivo, isto é, aquele que funciona no dispositivo móvel do mesmo jeito que funciona no PC.
Mas e agora, quase 10 anos depois, será que os apps já se tornaram mais importantes para os usuários do que esses sites? Um bom site responsivo ainda tem mais peso do que um aplicativo para os seus negócios? Leia este post até o fim e conheça as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções!
O VALOR DO WEBSITE RESPONSIVO
Dos quase 100 milhões de usuários da internet brasileira, pelo menos 68 milhões acessam através de smartphones, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Nielsen/IBOPE. Com tanta gente assim navegando na rede em aparelhos móveis e computadores, é de se esperar que os sites funcionem corretamente em cada uma dessas situações, certo? Para lidar com isso é que entra em cena o site responsivo.
Projetados para oferecer uma navegação fluida em qualquer tipo de aparelho e se adaptarem a qualquer tamanho de tela, os websites com layout responsivo já existiam em 2007, mas só a partir do ano passado é que eles começaram a afetar ainda mais profundamente os negócios das empresas. Isso por um motivo: o Google passou a dar mais destaque no seu mecanismo de pesquisas para eles.
A REAL FINALIDADE DOS APPS PARA AS EMPRESAS
Reza a lenda que nem mesmo Steve Jobs, proprietário da Apple, era muito fã dos aplicativos. Verdade ou não, é fato que a Apple Store (loja virtual onde são vendidos os apps da empresa) só veio ao mundo 1 ano após o lançamento do primeiro iPhone. Mas Jobs teve que mudar de ideia.
Com códigos mais pesados do que os que temos hoje, os sites de 2007 não faziam nada bem para quem tentava acessá-los via mobile e, por isso, ter uma app que levasse facilmente tudo da sua empresa para o celular do consumidor era uma ideia muito funcional.
Isso, fora algumas outras vantagens:
- Sua marca fica visível por mais tempo para os usuários — segundo algumas pesquisas, hoje ficamos mais de 30 horas por mês de olho nas telinhas dos celulares!
- Cultiva a lealdade do consumidor, já que é mais uma forma de interagir com os seus produtos.
- Se sua empresa tiver recursos para isso, ela pode aproveitar a nova onda dos bots.
WEBSITE RESPONSIVO X APPS: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vamos ver em detalhes quais as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções:
WEBSITE RESPONSIVO
O custo de um website responsivo é menor que o de um aplicativo, já que com apenas um código ele fica configurado para todos os tipos de aparelho. Além disso, sites responsivos são mais valorizados pelo Google, como já comentamos. Neles, é possível adotar as boas práticas do SEO, que permitem uma melhor colocação na página de buscas do Google e de outros sites.
Porém, os websites responsivos ainda não funcionam offline, como alguns aplicativos. Há projetos para solucionar esse problema, como o Google AMP, mas nada definitivo até o momento.
APLICATIVOS
Não tem jeito: os aplicativos ainda funcionam mais rápido nos aparelhos móveis do que os sites responsivos. Neles também é possível uma maior interação do usuário com a sua marca, já que a sua logomarca será exibida na lista de aplicativos do usuário do aparelho.
Mas saiba que alguns relatórios e pesquisas já mostram que os usuários estão perdendo o interesse pelos aplicativos. Além disso, não há nenhuma forma de melhorar a sua indexação nos mecanismos do Google através de um app.
Como você pode ver, apesar dos aplicativos terem virado uma verdadeira febre durante algum tempo, ainda não existe nada melhor para o seu negócio do que um bom website reponsivo. Que tal começar aapostar nesse tipo de tecnologia para a sua empresa agora mesmo? Leve todos os seus clientes para um lugar só na web!
Conseguimos tirar a sua dúvida? Já fez a sua escolha? Deixe um comentário!